sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Os Cátaros e o Maniqueísmo


Esse é um assunto bem mais escondido do que os assuntos superficiais que a História nos mostra, é mais daqueles eventos escondidos do que como uma Segunda Guerra em si, mas, como muitos contos da Segunda Guerra, é de um evento muito conhecido mas pouco aprofundado (pela internet), falemos hoje sobre um povo esquecido que teve seu fim declarado no auge das Cruzadas, vamos falar hoje sobre os Cátaros e o seu maniqueísmo.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dom João VI: Um Grande Homem Ironizado


Dom João VI pode ser considerado como o estadista mais ridicularizado da história do Brasil (isso sem contar os presidentes da Nova República e alguns específicos das anteriores). Muito associa a figura de Dom João como um príncipe bobo e comilão (este último se relaciona com a antiga história das coxas de frango) que nada fez pelo Brasil, apenas veio e deixou seu filho aqui no intuito de se livrar de um problema. Farei um pequeno de sua vida a partir da saída de Portugal e uma lista de cousas que fez em pró do Brasil.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Por que tanta gente gosta do regime militar?


Se você espera um texto genérico com as explicações de sempre, sendo de direita falando que era melhor na época ou de esquerda falando que foi por doutrinação, recomendo que se dirijam a um livro do MEC ou a uma página intervencionista, o que teremos aqui é diferente.

Hoje milhões de pessoas sentem falta do regime militar, boa parte viveu a época, outra parte é filha de geração que viveu, outros são de pessoas que nunca tiveram contato com a história do regime mas entraram na onda de nostalgia, e isso acontece pelos seguintes motivos:

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Mais sobre a "Moral Judaico Cristã"

Leia o primeiro texto sobre o assunto: https://auroranacionalista.blogspot.com.br/2018/01/moral-judaico-crista.html


Martins Pena e Manuel A. de Almeida

Manuel A. de Almeida e Martins Pena

Falemos hoje sobre duas importantes figuras da literatura nacional, os escritores e satiristas Manuel A. de Almeida e Luís Carlos Martins Pena. Estarei usando como base para a estrutura histórica deste texto a seguir o livro "Literatura Brasileira, das origens aos nossos dias, de Jose de Nicola".